segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pequeno investimento - Grande repercussão !

EMPRESAS - Neste momento uma parte dos seus colaboradores esta fazendo uso abusivo de álcool durante os fins de semana. Algumas destas pessoas poderão ter maiores problemas a médio e longo prazos. E estes problemas podem também se tornar problemas para a empresa. Palestras que ficam apresentando os diferentes tipos de drogas de forma técnica e cansativa já estão ultrapassadas. Precisamos prevenir seus colaboradores de futuros problemas conversando sobre aquilo que faz parte da realidade de vida deles. A minha conversa com os seus colaboradores é sobre os hábitos do fim de semana quando muitas vezes o álcool esta presente. Conversaremos sobre a cervejinha nas festas e aniversários, sobre futebol e happy hour. Seus colaboradores ficarão perplexos com detalhes da trajetória da minha vida e entenderão de que forma hábitos inocentes podem virar uma bola de neve até podendo se tornar um fundo de poço.Todos poderão conhecer uma série de armadilhas embutidas no convívio social que temos com a família e amigos e de que forma isto pode ter consequências ao longo da semana e no ambiente de trabalho.Sem gráficos! Sem números e pesquisas ! Vamos na base do diálogo e deixando que seu grupo expresse aquilo que pensa.

ESCOLAS - Cada caso de envolvimento de alunos com drogas que a escola toma conhecimento, representa outros casos que ainda não foram confirmados.  Muitos jovens se envolvem de bobeira e uma palestra bem direcionada pode torná-los mais cuidadosos.  Não apresento gráficos, pesquisas e números. Não tento amedrontar os jovens porque este tipo de conversa não cola mais. Vamos conversar sobre o primeiro gole e o primeiro cigarrinho utilizando uma linguagem de quem fala de dentro do grupo. Eu cresci em família de  classe média cercado de cuidados. Quem me ofereceu o primeiro "baseado" foi meu melhor amigo. As primeiras vezes que eu bebi foi com minha turma. Os jovens estão cansados de ver os próprios pais se embebedarem com amigos no fim de semana e irem trabalhar na segunda-feira.Não dá mais para dizer que as drogas fazem mal, que viciam e pronto.Os adolescentes são bombardeados pelas propagandas de cerveja e pela sensualidade dos bailes funk e raves. Para completar, os jovens que já experimentaram cigarro, cerveja e maconha fazem uma tremenda propaganda de suas experiências tentando trazer seus melhores amigos para junto desta aventura arriscada. Precisamos deixá-los falar o que pensam e com estratégia vamos desconstruindo mitos que eles criam.

PAIS - Aqueles que tem filhos adolescentes se sentem inseguros e preocupados com relação ao problema das drogas. É possível protegermos nossos filhos de uma forma que eles sejam efetivamente treinados a se posicionar com relação ao grupo e aprender a dizer não. Forme um grupo de pais no condomínio em que você mora e chame os pais dos amigos dos seus filhos. Através de uma reunião mensal podemos aprender a nos posicionar, a abordar o problema e a conquistarmos uma tranquilidade de que fizemos a nossa parte.Também mensalmente eu irei me encontrar com os filhos adolescentes e abriremos um espaço de livre discussão sobre o tema. Todos serão encorajados a contarem suas experiências e situações que viveram ao longo do mês. Com estratégia seus filhos perceberão que passar pela adolescência sem cigarro, sem cerveja e sem maconha é um bom  negócio. E assim conseguimos formar um grupo de jovens responsáveis que não vai na onda dos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário